(clique em classi.vet para ir a Home-Page)
Cães

Na hora de escolher o novo integrante da família, leve em conta o perfil e comportamento da raça do amigão, pois debaixo dos olhinhos curiosos e do nariz molhado, existe alguém, sim, que possui temperamento.

A escolha é muito importante e deve se basear na semelhança do instinto do animal com a personalidade e o estilo de vida de todos na casa.

Para você que leva uma vida tranquila, não é fã nº1 de exercícios diários e procura uma boa companhia, os cachorros indicados são: Chow Chow, Poodle, Chinese Shar Pei, Tibetan Terrier, Chihuahua, Pug, Yorkshire e Shih Tzu.

De médio porte, esses cães são muito energéticos e não são indicados para locais pequenos. Caso contrário, procure levá-los frequentemente para caminhadas e exercícios. São eles: Beagle, Cocker Spaniel, Irish Terrier, Fox Terrier, Dandie, Basset Hound e Dachshund.

Locais grandes ou vida agitada, esses cachorros gostam de muitas brincadeiras e exigem atenção de seus donos. Muito recomendado para crianças, esses animais são ótimos companheiros e adoram uma boa bagunça. Cheios de vida, são atléticos e carinhosos: Border Collie, Husky Siberiano, Pastor Alemão, Terra Nova, Collie, Shetland, Golden Retriever e Labrador.

Usados como cães de guarda, esses bichinhos são verdadeiros guardiões do lar. Ao contrário do que muitos pensam, possuem o temperamento estável e não atacam quando não ameaçados: Akita, Rottweiler, Doberman, Boxer, Mastiff e Dogue Alemão.

Escolha bem o novo amigo que vai chegar e entenda que mesmo possuindo perfil e instinto próprio, o animal se adapta completamente a rotina da família, até mesmo em seus detalhes mais pessoais.

É importante fixar que o cão é um ser vivo que compreende as energias ao seu redor, por isso, tenha consciência de que abrigar um cachorro não é apenas alimentá-lo e levá-lo para passear. Ele também necessita de muito amor, dedicação e paciência de todos. Um animal não deve ser visto como um “presente material”, e sim como um compromisso de amizade que perdurará por toda sua vida.

Com todas as responsabilidades que um filho exige, encare o cachorro desta mesma forma – o bem estar dele depende sempre de seus cuidados. Cuide de sua alimentação, forma física,
leve-o periodicamente ao veterinário e certifique-se de que sua vacinação
está em dia.

Nosso companheiro de quatro patas só quer carinho, água fresca, prato cheio,
um lugar gostoso para deitar e uma bolinha colorida. Lembre-se que muitos
cachorros aguardam um lar em casas para adoção e estão prontos para dar o
que de melhor possuem – lealdade.